Economia circular na prática com Xadrez

Postado em 12/02/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Direção Pedagógica.

Visualizado 1583 vezes.


Com o objetivo de desenvolver a criatividade, aprender a explorar e a valorizar os recursos naturais e desenvolver o espírito de conservação e de reaproveitamento de materiais, a Profª Alexandra contou a história em quadrinhos do Senninha. Após a leitura, professora e alunos conversaram sobre a importância de reaproveitar os materiais. Nesse momento, a Profª Alexandra perguntou aos alunos se eles sabiam o que significa reciclagem e se conhecem alguém ou algum lugar que faz esse tipo de trabalho. Muitos alunos se posicionaram, dando respostas lindas sobre o tema em questão. Além de explicar direitinho o tema proposto disseram conhecer, sim, pessoas que usam a reciclagem para a produção de artesanato e que muitas delas vendem seus produtos na Praça de Fátima, em nossa cidade.

 

Valorizando a ideia que o Senninha teve de transformar objetos usados em uma nova utilidade, a Profª Alexandra propôs a construção de um jogo de xadrez, aproveitando materiais recicláveis e o material escolhido foi a garrafa pet. Cada aluno trouxe uma garrafa pet de 600 mL e outra garrafa pet juninho para representar os peões.

 

Dentro de cada garrafa foi colocado um pouquinho de areia para que a mesma ficasse pesada e foram usados recortes de figuras das peças em cada garrafa para identificação das mesmas. Após a construção do jogo, os alunos se realizaram, jogando uma partida de Xadrez com o jogo construído por eles. Foi uma experiência maravilhosa em que os alunos deram um “show” de conscientização ecológica, mostrando serem verdadeiros xadrezistas também!