Hoje o ARTISTA sou EU

Postado em 13/02/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Professora de Xadrez, Alexandra Dorigheto.

Visualizado 1047 vezes.


É comum as crianças verem diversos jogos de xadrez e seus vários formatos em lojas, na casa de parentes, na escola. Sendo assim, antes de começar a aula, a Profª Alexandra propôs aos alunos que eles falassem se já viram jogos de xadrez diferentes. Nessa hora, eles relataram que já viram jogos de xadrez de madeira, de metal, de vidro, pedra-sabão, granito e até de chocolate e que esse, só daria para jogar uma única vez, porque sendo as pecinhas de chocolate, à medida que fossem capturadas, seriam comidas pelo jogador.

 

Nesse momento, a Profª Alexandra acrescentou que realmente as peças de xadrez podem apresentar diversos materiais em sua fabricação e que, também, dependendo da época em que foram feitas, podem representar figuras históricas. Por exemplo, existem jogos de xadrez com as personagens típicas de cada região do Brasil e de outros países. Além disso, para se fazer essas peças, diversos tipos de materiais são utilizados: vidro, plástico, metal, chocolate, porcelana, madeira, papelão, pedra-sabão, gesso, argila, parafina, mármore, granito, etc.

 

Após toda a conversa com os alunos, foi proposta a criação das pecinhas deles. O material utilizado para a modelagem foi a massinha. Lindas peças de xadrez foram construídas. Os 1º anos mostraram que realmente são verdadeiros artistas!