“Um problema e mil alternativas, eis a visão de um jogador de xadrez...”

Postado em 12/02/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Direção Pedagógica.

Visualizado 654 vezes.


O jogo de xadrez é considerado pelos estudiosos como um importante instrumento pedagógico que pode ajudar bastante no desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem nas escolas.

 

A prática enxadrística estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memorização, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, etc.

 

Para Antonio Villar Marques de Sá, professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e um dos maiores especialistas em Pedagogia Enxadrística do Brasil, o Xadrez, por se tratar de um jogo complexo, é uma das melhores atividades para desenvolver a capacidade intelectual dos jovens.

 

Vale ressaltar que o professor de xadrez atua como mediador na construção do conhecimento enquanto os alunos desenvolvem suas habilidades com a utilização dos jogos em seus tabuleiros, nas mesas de xadrez do pátio ou no laboratório de informática, além das atividades propostas a partir do livro didático e de livros de história, transparências e apresentações no data show.

 

O xadrez merece crédito, uma vez que ensina as crianças o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade apresentada. Além disso, ensina que as peças do xadrez não têm valores absolutos, que se deve controlar a posição das demais peças, tanto as próprias como as do adversário, para armar uma estratégia. É necessário, para se jogar xadrez, ter a percepção de flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.

 

Por tudo isso, foi proposto na última unidade de ensino, em 2014, o Campeonato de Xadrez. Para dar início a esse campeonato, a Profª Alexandra e a Profª Kelly realizaram um sorteio na sala, onde ficaram definidos os alunos que competiriam, entre si, na primeira fase. E assim foi. Nas aulas seguintes, os alunos enxadristas começaram seus jogosde forma que o aluno que ganhasse a partida estaria automaticamente classificado para uma nova fase. Em contrapartida, o aluno que perdesse seria desclassificado do campeonato, porém, devia continuar seus aprendizados enxadrísticos por meio de jogos com outros colegas.No local escolhido para as partidas, as duplas deveriam posicionar-se lembrando-se sempre das Regras de Boa Conduta do Enxadrista. A Prof.ª Alexandra e a Profª Kelly atuaram como o árbitro das partidas intervindo sempre que solicitadas pelas duplas.

 

Depois de algumas fases, as duplas finalistas foram Pedro Dias e Matheus, do 5ºV; Enzo e Maria Rita, do 5ºM¹ e Bernardo e Gabriela, do 5ºM². Após um jogo emocionante onde as duplas mostraram que são verdadeiros enxadristas, Matheus, Enzo e Bernardo sagraram-se campeões, ficando cada um com a medalha.

 

A Profª Alexandra e a Profª Kelly parabenizam todos, todos os alunos dos 5º anos, pois todos aplicaram os conhecimentos adquiridos durante o ano e realmente mostraram que dominam o jogo e que são grandes xadrezistas.

 

Aguardem, pois 2015 COMEÇOU... E com ele, muitas NOVIDADES NO XADREZ!