A poesia está no ar

Postado em 30/03/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Direção Pedagógica.

Visualizado 1325 vezes.


Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Poesia, 14 de março, os alunos dos 4º anos do Centro Educacional São Camilo estiveram envolvidos com textos poéticos. Durante as aulas de Língua Portuguesa, em sala e na biblioteca, eles fizeram a leitura do livro “Brincando com poesia”, de Mariana Lima e Suzana Ferraz que, numa linguagem simples, trata de temas do cotidiano dos alunos.

 

Ainda neste contexto, foi proposto pela professora Mariene a pesquisa de poemas de escritores conhecidos, como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cora Coralina, entre tantos outros, para a organização de um Varal Poético, que foi prestigiado com poemas escritos pelo Cristiano Leal, um dos colaboradores do Centro Educacional.

 

Para a ocasião, os alunos também produziram, coletivamente, um poema sobre água, visto que o momento em que a sociedade se encontra exige, cada vez mais, um consumo consciente por parte de todos.  

 

Mas não é só isso! Nas aulas de Ciências, os 4ºanos, juntamente com a professora Kelly, organizaram uma deliciosa salada de frutas, o que nos deu a oportunidade de conhecer o livro de Elias José “Poesia é fruta doce e gostosa”, que junta duas coisas gostosas: poesia e fruta. Neste livro, o autor soma sabores, cheiros, sons, formas e cores para o prazer e alegria de seus leitores.

 

“Quer um poema-fruta? Quer uma fruta-poema? Quer brincar de poesia? É só conhecer algumas poesias desses autores e saborear”.