Lego Lords no Torneio Nacional em Brasília

Postado em 16/03/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2015/03/1,57773/estudantes-de-todo-o-pais-disputam-no-df-etapa-nacional-do-torneio-de-robotica-organi.

Visualizado 669 vezes.


A Equipe de Robótica do Centro Educacional São Camilo está em Brasília, no Torneio Nacional de Robótica, defendendo seu projeto de Pesquisa de acordo com temporada.

 

Com o desafio de apresentar novas formas de aprendizagem, 600 estudantes de vários estados participam da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, em Brasília. O Torneio reunirá as 60 melhores equipes do país, que garantiram vaga nas seletivas regionais. Os times são formados por estudantes com idades entre 9 e 16 anos de escolas públicas e particulares.

 

A temporada 2014/2015, denominada FLL WORLD CLASS, desafia os competidores a desenvolver propostas para a aprendizagem no futuro e fazer com que a busca pelo conhecimento seja mais instigante e criativa. Cada equipe escolheu um tema e apresentou uma solução inovadora para aperfeiçoar o aprendizado. São ideias que podem sair do papel e virar realidade, por exemplo, dentro da própria escola.

 

Durante os três dias de competição, as equipes serão avaliadas em quatro critérios:



•    Design de robô: os próprios alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e depois apresentam o desenho mecânico, a estratégia adotada e a programação desenvolvida.


•    Projeto de pesquisa: um problema do mundo real é pesquisado, conforme o tema do desafio. Soluções inovadoras são criadas, experimentadas e compartilhadas.



•    Core values: os valores são centrais para a FLL. Os alunos aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe. Essa é a única categoria eliminatória.



•    Desafio do robô: são três partidas de 2min30 para executar missões na mesa de competição com robôs autônomos.

 

Para chegarem à etapa nacional, as 60 equipes participaram de dez etapas regionais, das quais participaram cerca de 3,5 mil estudantes de todo o Brasil. A equipe vencedora do Torneio Nacional de Robótica poderá participar do World Festival, evento mundial da FLL que ocorrerá em Saint Louis, nos Estados Unidos, com as melhores equipes de robótica do mundo.

 

Parabéns , Lego Lords. A São Camilo se orgulha de vocês e, nesse momento, está na torcida pelo seu sucesso... Avante, Lego Lords!!