Alunos dos 9º anos promovem, no Asilo Nina Arueira, Café com “Pãesia”: A Poesia é o Alimento da Alma

Postado em 22/04/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Professora Patrícia Peres – Professora de L. Portuguesa e Arte dos 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental.

Visualizado 1150 vezes.


No início da 1ª unidade, nas aulas de Língua Portuguesa da professora Patrícia Peres, os alunos dos 9ºs anos aprofundaram ainda mais os estudos sobre poesia lírica e chegaram à conclusão que a poesia pode estar em qualquer lugar e que ela é muito importante no processo de humanização.

 

Para que essa aprendizagem se tornasse ainda mais significativa, foi realizada uma mobilização coletiva para que a poesia chegasse aos corações de quem precisa de um gesto de carinho e atenção, os vovôs e vovós do Asilo Nina Arueira, localizado no bairro Santa Helena. Junto com a poesia foi oferecido aos idosos uma cesta de pães caseiros, em cada pão havia uma poesia, por isso “Pãesia”.

 

Os alunos dos 9ºs anos e colaboradores camilianos, motivados pelo exemplo de São Camilo de Lellis e pelo tema da Campanha da Fraternidade 2015 “Eu vim para servir”, colocaram “mais coração nas mãos” e se dividiram em grupos que ficaram responsáveis por fazer o pão caseiro, contando com a colaboração da professora Márcia Duarte; confeccionaram os cartões com as poesias para serem colocadas no pão e arrecadaram  produtos de higiene pessoal para doação.

 

No dia 08/04, os alunos do 9º ano, acompanhados pela coordenadora Tatiana de Rezende e a professora Patrícia Peres, visitaram o asilo Nina Arueira e espalharam poesia naquele lar. Era notória a alegria das vovós e dos vovôs que foram acarinhados com a presença dos nossos alunos, presença amorosa e atenciosa com todos. Uma experiência maravilhosa, na qual todos nós recebemos muito mais do que doamos.