EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPO DE BRINCAR, DE APRENDER, DE SE CONHECER E DE CONVIVER

Postado em 14/04/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Direção Pedagógica.

Visualizado 808 vezes.


As crianças da Educação Infantil do Centro Educacional São Camilo têm vivenciado muitas atividades coletivamente, nesse início de ano letivo. Essas vivências têm favorecido aos alunos muitas aprendizagens, além do convívio entre elas, que é imensamente positivo para as sociabilidades.

 

Podem enumerar algumas das atividades em que o lúdico foi o meio para se atingir os objetivos propostos. O baile de carnaval foi uma experiência muito significativa, pois trouxe a experiência cultural dessa festa popular, a possibilidade da expressividade corporal por meio do desfile e a descontração no baile de marchinhas.

 

Outra atividade significativa foi aprender sobre a importância da água para a vida do planeta. Nesse caso, os recursos áudio-visuais e os desenhos animados trouxeram uma mensagem muito bonita sobre a nossa responsabilidade na utilização da água. Além das pesquisas realizadas pelas crianças e da atividade de vídeo que foi coletiva, as crianças exploraram com as professoras os locais onde a água é utilizada por todos na escola.

 

A páscoa também foi uma experiência muito enriquecedora, pois lembrar do amor de Cristo e de seu sacrifício pela humanidade trouxe muita paz e alegria aos corações de todos. Nesse caso, as crianças assistiram a um vídeo sobre o verdadeiro sentido da páscoa e cantaram uma música muito bonita, alusiva a esse momento pascal.

 

Na terça-feira, dia 07 de abril, a páscoa voltou a ser relembrada por meio da ceia de páscoa que foi celebrada com as crianças. Foi incrível relembrar esse momento com os pequenos!

 

Essas atividades foram importantes para a construção a identidade das crianças, além das aprendizagens e sociabilidades construídas.