Eles estão por toda parte!

Postado em 29/04/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Kelly Siloti - Prof.ª de Ciências.

Visualizado 1193 vezes.


No estudo sobre a conservação dos alimentos, os alunos do 4º ano fizeram vários experimentos. Com isso, percebemos que, após certo tempo, os alimentos estragam, ou seja, começam a sofrer modificações em sua aparência, consistência e odor.

 

Nós aprendemos que isso ocorre por causa da ação de bactérias e alguns tipos de fungos. E você sabia que esses microorganismos podem ser encontrados em quase toda parte? Pois podem!!! Eles estão no ar, na água, na terra, nos objetos, na terra, em nosso corpo – como mãos, unhas, boca, cabelos etc.

 

O incrível foi constatar que as alterações nos alimentos são porque esses microorganismos se instalam, se alimentam e se reproduzem ali. E são eles os responsáveis pelo cheiro ruim e aspecto de podre.

 

Outro ponto forte de nossa observação foi que, embora eles sejam pequenos e microscópicos, é possível vê-los a olho nu, porque eles formam colônias. Os fungos têm um aspecto mais aveludado e tê m diversas cores. Já as bactérias têm um aspecto mais cremoso, leitoso e exalam odor forte.

 

Foi muito interessante esse momento de observação das Placas de Petri, pois as crianças puderam vivenciar na prática os conceitos estudados no Módulo.