INÍCIO DE ANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RESPONSABILIDADE DA ESCOLA E DA FAMÍLIA

Postado em 14/04/2015 por Gilliane Correia Wichello e Luciana Ferrares Roli.

Com informações de Direção Pedagógica.

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O início do ano na Educação Infantil deve ser planejado com todo o cuidado pela escola, isso porque as crianças pequenas precisam ser acolhidas no espaço escolar e, também, passar pelas novas adaptações (professores novos, nova sala nova proposta de trabalho, específica do novo período escolar) com muita tranquilidade.

 

Todas essas questões exigem da equipe pedagógica unidade e conhecimento da proposta filosófico/pedagógica da escola. Esse “conjunto” pode garantir o sucesso do trabalho inicial.

 

Juntamente à escola, a família desempenha papel fundamental para a boa adaptação da criança às novas vivências. A segurança e os incentivos constantes da família são sentidos pela criança que passa a se sentir segura para ficar no ambiente escolar a cada dia vivido no início do processo letivo.

 

Pais inseguros ou que tecem comentários negativos sobre a escola transmitem ao filho um sentimento de desvalorização à escola que se efetiva na insegurança da criança no ambiente escolar. Por isso, a criança deve ser poupada e deve ser constantemente valorizada pelas conquistas feitas em todos os aspectos.

 

A escola, por sua vez, deve preparar o ambiente e atividades atrativas para os alunos, que, além de promovem aprendizagens, oportunizam a vivência lúdica dessa primeira etapa de escolarização.

 

Se família e escola caminharem juntas nessa proposta de trabalho, com diálogo e esforço mútuo, a adaptação da criança se faz com toda a segurança e os objetivos esperados são alcançados em pouco tempo.