Encontro com Patrícia Cunha - Nutricionista

Postado em 26/05/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Kelly Siloti – Prof.ª de Ciências.

Visualizado 1277 vezes.


Para reforçar os conceitos estudados em sala, no dia 12 de maio, recebemos a visita de um profissional da área de Nutrição, a Nutricionista Patrícia Cunha.

 

A Dr.ª Patrícia desenvolveu de forma brilhante um bate-papo com os alunos do 4º ano sobre “Alimentação Saudável e sua importância”. Ela explicou que é através dos alimentos que obtemos a energia necessária para sobreviver, crescer e se desenvolver, afinal, eles são nosso combustível.

 

Uma fala bem interessante e que as crianças ficaram atentas foi que a alimentação também está diretamente ligada ao rendimento escolar. Uma criança bem alimentada se concentra melhor na escola. O café da manhã tem uma importância sem igual neste caso.

 

A conversa também se estendeu sobre a má alimentação. “Quando não nos alimentamos corretamente os efeitos são contrários! Além de sentirmos desânimo, podemos desenvolver outras doenças como, obesidade, infecções, pressão alta, diabetes e muitas outras”, relata a Nutricionista Patrícia Cunha.

 

Ela também confirmou a atualização da Pirâmide Alimentar, que agora acrescentou “Beber bastante água” e “Atividades Físicas” aliados ao hábito alimentar saudável.

 

Outro ponto interessante da palestra foi sobre o que é uma alimentação equilibrada e ideal. Ela deve ser VARIADA, COLORIDA, LIMPA e em QUANTIDADE ADEQUADA. Mas não podemos esquecer que crianças, mulheres, homens, idosos, atletas, sedentários, entre outras categorias, têm sua necessidade alimentar específica. Mas o que nenhum deles pode esquecer é que o ideal é ter, no mínimo, 5 cores diferentes no prato. Além disso, a limpeza e higiene é fundamental, para não haver contaminação por fungos e bactérias.

 

Continuando a agradável conversa, ela explicou sobre os 10 passos para uma alimentação saudável, os quais também vamos ensinar para você, leitor.

1º - Consumir mais frutas, verduras e legumes. Entrar na campanha “5 ao dia”;

2º - Beber mais água;

3º - Reduzir o consumo de alimentos gordurosos;

4º - Diminuir o consumo de sal;

5º - Fazer de 4 a 6 refeições por dia;

6º - Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar;

7º - Evitar o consumo de refrigerantes;

8º - Comer devagar e mastigar bem os alimentos;

9º - Manter o peso dentro dos limites recomendados;

10º - Ser ativo! Praticar atividade física.

 

Logo em seguida, ela fez duas dinâmicas com as crianças. De organização da nova Pirâmide Alimentar e da montagem de pratos saudáveis e não saudáveis. Foi uma festa de conhecimento! Além disso, eles puderam mostrar o quanto já sabiam sobre o tema, afinal, deram um show de sabedoria!

 

Para finalizar, ela abriu espaço para as perguntas e debate. E, mais uma vez, os alunos do 4º ano mostraram que estão “fera”, quando se fala em hábitos alimentares saudáveis.