Imaginando, levantando hipóteses, errando e aprendendo...

Postado em 15/05/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Kelly Siloti – Prof.ª de Ciências.

Visualizado 633 vezes.


Os alunos do 5º ano levantaram hipóteses para aprender Ciências!

 

Por acreditar que a sala de aula de um professor de Ciências tem a função de proporcionar momentos de dúvidas e descobertas e que a curiosidade é uma aliada da aprendizagem, a Prof.ª Kelly propôs aos pequenos imaginar... Imaginar como seria dentro do nosso corpo e a localização de alguns órgãos.

 

Enquanto mediadora da aprendizagem, ao investigar a dúvida, a professora provocou e desafiou os alunos para indagação, além de propor a pintar, em um cartaz, com tinta guache, o fruto de suas imaginações. Foi um trabalho divertido e dinâmico, afinal, a criança já é naturalmente curiosa, desejosa de saber, conhecer e experimentar.

 

Por fazer parte de uma tempestade de idéias, eles não haviam ainda estudado os referidos órgãos e isso foi o mais interessante! Apareceu coração no ombro, Intestinos segmentados, Intestino começando da boca, apenas um pulmão e algumas outras situações curiosas, mas importantíssimas para o processo de aprendizagem, uma vez que foi interessante e lindo vê-los comparando seu painel de hipóteses com o Dorso do corpo humano. Vê-los identificando os erros, se divertindo e aprendendo foi a parte mais bonita desse trabalho!