A Arte dos Tapetes de Corpus Christi

Postado em 30/06/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Direção Pedagógica.

Visualizado 1334 vezes.


A Festa de Corpus Christi é a celebração religiosa que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Neste sinal sacramental, os cristãos reconhecem o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante, em meio às comunidades. Então, comemorar Corpus Christi é o momento de agradecer e louvar a Deus pelo dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma.

 

A confecção de tapetes de rua é uma manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e “varam” a noite trabalhando. É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

 

Os alunos do 5º ao 7º ano foram convidados a fazer os tapetes para ornamentar o nosso corredor. Eles utilizaram diversos tipos de materiais, como areia, botões, flores, caixas, fitas, CD, purpurina, pó de serra, tinta, pedras coloridas, palito de picolé, isopor... os tapetes foram ornamentados durante uma semana, e, cada um deles, tinha um significado relacionado aos ensinamentos de Deus.

 

No dia 01 de junho, o Padre Américo Pinho de Cristo veio a nossa escola para conversar com os alunos sobre o significado da comemoração de Corpus Christi e, também, sobre temas atuais que envolvem as nossas crianças e adolescentes. Ele orientou quanto ao respeito, carinho e tolerância que precisamos ter com as pessoas, sobre a união dos povos, sobre a partilha, sobre o uso inadequado das redes sociais, o excesso do uso do celular e, em especial, sobre o significado de Corpus Christi para todos nós, cristãos.

 

Veja algumas fotos que mostram esse tipo de arte popular.