Celebrando a despedida do Módulo 1 com Arte na alimentação!

Postado em 19/06/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Kelly Siloti – Prof.ª de Ciências.

Visualizado 1834 vezes.


Para finalizar nossos estudos sobre alimentação saudável, nós fizemos um trabalho artístico com os alimentos. O comando foi apresentar um prato bem colorido, decorado e divertido. E, nessa proposta, valeu tudo!! Fazer carinhas, bichinhos e paisagens!! Dessa forma, a diversão ficou completa.

 

Para iniciar, os alunos foram ao LIED, com a Prof.ª de Arte, Mariene Carolino, para apreciar as obras de arte de Giuseppe Arcimboldo, um pintor italiano famoso por utilizar, em suas obras, elementos da natureza como frutas, verduras e flores. Nesse momento de aprendizagem, descobrimos que nasceu em 1593 e que começou a trabalhar com seu tio em Milão. Também vimos que uma de suas obras mais famosas é a da coleção Estação. Nela, o pintor representou as quatro estações do ano.

 

Em seguida, nas aulas de Ciências, com a Prof.ª Kelly, conversamos que em meio a tantas guloseimas industrializadas à disposição no mercado, fica difícil para as mamães estimularem as crianças a comerem mais frutas, verduras, legumes e outros alimentos saudáveis. Também discutimos dados estatísticos do IBGE, indicativos de que a obesidade entre crianças e adolescentes apresenta índices crescentes a cada ano. E que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.

 

As crianças também levaram informações para a família de que, às vezes na alimentação, é necessário paciência, incentivo e criatividade!! Que o visual é de extrema importância e que a criança precisa ter o contato com as cores e novas texturas para sentir-se atraída e começar a apreciar o que come. A dica foi pesquisar na internet, além das sugestões dadas pelas professoras. E o resultado não podia ser diferente, pratos surpreendentes e lindos!

 

Foi, com certeza mais uma festa de conhecimento e aprendizagem, afinal, encerramos o dia no Brinquedão, lugar mais que querido pelas crianças!!