História: Quero trazer-te na memória

Postado em 19/06/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Mariene Carolino.

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Os alunos do 4º ano matutino do Centro Educacional São Camilo vivenciaram, através de pequenas peças teatrais, produzidas e encenadas por eles mesmos, o Brasil dos Portugueses.

 

De maneira conjunta, nossos alunos trabalharam com aprendizagens adquiridas em três disciplinas de nossa grade curricular. Nas aulas de Artes, eles aprenderam a importância da expressão corporal na interpretação teatral; em Língua Portuguesa, eles definiram as personagens, figurinos e escreveram as esquetes – pequenas peças teatrais – com o auxílio da Professora Mariene Carolino e, da História, obtiveram o conhecimento necessário sobre o período histórico a ser encenado.

 

Em suas apresentações, os alunos retrataram a relação dos donatários portugueses com os povos indígenas; o comércio que os mesmos mantinham com os índios, o escambo, a fim de forçá-los a trabalhar nas lavouras de cana de açúcar; as doenças, trazidas pelos portugueses, que afligiram os nossos primeiros habitantes; a guerra, entre as tribos que aqui existiram e, por fim, a escravidão indígena.

 

Essa atividade serviu para nossos alunos refletirem sobre o tratamento que os indígenas receberam dos portugueses ao longo do tempo e, como isso, contribuiu para a diminuição da população do Brasil.

 

Nossos pequenos, que se demonstraram grandes, aprenderam que os índios fizeram parte da formação de nosso povo e estão diretamente ligados a muitos dos costumes que temos hoje, seja na alimentação, na língua, no hábito de descansar ou de tomar banho diariamente.

 

Vale ressaltar a importância do trabalho desenvolvido de maneira interdisciplinar, oportunidade ímpar de ampliar o conhecimento do aluno, proporcionando, assim, uma aprendizagem mais significativa.

 

Os conhecimentos não são mais apresentados como simples unidades isoladas de saberes, uma vez que estes se inter-relacionam, contrastam, complementam, ampliam e influem uns nos outros. (BRASIL, 2002, p.30).