“Recriando” Van Gogh

Postado em 03/06/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Mariene Carolino.

Visualizado 1140 vezes.


Os alunos dos 4º anos do Centro Educacional São Camilo estão inseridos cada dia mais no universo imaginário, encantador e prazeroso que é prática da leitura. E, nesse contexto, visando despertar e incentivar ainda mais o hábito de ler, eles estão sendo apresentados ao livro “A terra dos avôs”, de José Ricardo Moreira.

 

Através da leitura desse livro, os alunos estão vivenciando situações que, como diz Elias José, em uma de suas poesias, “Um livro parece mudo, mas nele a gente descobre tudo”. E foi assim que “descobriram” Van Gogh, ou melhor, Vicent Willem Van Gogh.

 

Tito, uma das personagens do livro, sempre menciona uma flor chamada girassol. Em um determinado trecho, ele diz assim: “Pois é. Quem disse que girassol tem que ser tudo igual? Olha como o Van Gogh pintou esses aí”.

 

Assim, instigados a responder perguntas como, “Quem é Van Gogh?”, “Que girassol tão famoso ele pintou?” foram orientados pela professora de Língua Portuguesa e Artes, Mariene Carolino, a pesquisarem sobre a vida e obra desse pintor. Aprenderam que Van Gogh pintou uma série de quadros com girassóis, dos quais um, mais tarde, se tornaria uma obra muito conhecida. Após a pesquisa, os alunos fizeram, de maneiras diversas, utilizando os mais variados materiais, a releitura de uma das obras desse escritor.

 

Como demonstração da aprendizagem, as obras de artes produzidas pelos alunos estão expostas no corredor da escola para apreciação dos outros alunos e demais professores. Esse momento é só o começo de tudo que vamos criar, inventar e reinventar, motivados pela leitura deste livro. E, citando novamente Elias José, “Um livro tem asas longas e leves que, de repente, levam a gente longe, longe”.

 

Parabéns a todos os alunos dos 4º anos pela criatividade em suas produções artísticas!