V Cine Trash, no gênero terror, surpreende os espectadores

Postado em 09/07/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação Pedagógica.

Visualizado 1523 vezes.


Os temas mais comuns do gênero terror são o dualismo e a luta entre o bem e o mal. Geralmente, as personagens são fantasmas, vampiros, monstros ou pessoas que têm dupla personalidade. A partir desse conceito,, deu-se início ao V Cine Trash, evento organizado pelos alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental juntamente com a Professora Patrícia Peres.

 

No dia 3 de julho, ocasião marcada para as exibições, quem chegava para assistir o V Cine Trash se surpreendia.... Na subida da escada do Auditório, os “monstros” apareciam... Foi um show de expectativa e suspense. Em verdade, a intenção era provocar uma leve sensação de medo. Esse medo, na maioria das vezes, não se deve apenas aos fatos ou às personagens, mas à criação de um clima, de uma atmosfera de suspense.

 

Para iniciar o, evento foi apresentado o  Vídeo Lights Out, vencedor do prêmio de melhor diretor no Who’s There, um festival de curtas de horror online.

Em seguida, a professora Patrícia apresentou os jurados da noite e os critérios de avaliação. Ao final da noite, sairiam  três  curtas-metragens vencedoras (1º, 2º e 3º lugar).

 

Dando continuidade, foram apresentados 8 curtas-metragens, todos produzidos pelos próprios alunos. A intenção era levar o espectador a dividir-se entre o acompanhamento racional dos fatos e o espanto diante do desconhecido, do inexplicável racionalmente. Nessa perspectiva, os curtas contemplaram o gênero terror trash, a palavra “trash” significa “lixo” em inglês. Filme “trash” é aquele com produção de baixo custo e que apesar de priorizar o terror, acaba tornando-se um grande pastelão, ou seja, o filme trash é tão ruim, mas tão ruim, que acaba ficando bom.

 

O sucesso já estava consagrado!

 

E, para abrilhantar ainda mais o evento, durante o momento em  que os jurados fizeram a avaliação, a banda do aluno  Giusepe tocou  para entreter o público.

 

Ao final, conhecemos os vencedores:

 

1º Lugar -  Cemitério dos proscritos

2º Lugar -  O palhaço
3º lugar - Os inquilinos

Parabéns, alunos dos 9º anos, parabéns Professora Patrícia Peres, professora de Arte e Língua Portuguesa. Vocês foram surpreendentes!