Pequenos paleontólogos em ação

Postado em 24/08/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Professora Patrícia Gava Azevedo.

Visualizado 1103 vezes.


Os alunos do 3º ano V1 ficaram muito empolgados com a ideia de se tornarem pequenos paleontólogos. É que atualmente estão estudando sobre os fósseis e como a paleontologia contribui para o estudo dos animais que viveram no passado, principalmente os incríveis dinossauros.

 

Nas últimas semanas, a professora Patrícia e seus alunos exploraram em algumas disciplinas sobre o passado dos dinossauros e constataram como é enriquecedora a abordagem interdisciplinar dos assuntos estudados.

 

As atividades desenvolvidas para o estudo foram: nas aulas de Ciências estudaram sobre as mudanças ocorridas no ambiente e que podem ter provocado o desaparecimento desses animais, o estudo dos fósseis, visita ao museu virtual através de um divertido jogo, produção de impressões e molde de fósseis. Nas aulas de Língua Portuguesa, foram realizadas as leituras de livros na biblioteca, como: “Dinossauros do Brasil”, estudo do mapa do Brasil com a indicação dos sítios paleontológicos localizados em vários estados brasileiros. Foram feitas abordagens do assunto durante as aulas Educação Tecnológica, projetando um pequeno instrumento usado por paleontólogos e muita discussão com levantamento de hipóteses. Essas atividades enriqueceram esse assunto tão atrativo para as crianças.

 

No último dia 17, os alunos trouxeram seus dinossauros e registraram, em massinhas de modelar, alguns vestígios desses animais, entre eles pegadas e impressão de alguma parte do seu corpo, como o crânio. Após, como paleontólogos em ação, cada um fez o registro da descoberta de uma nova espécie de dinossauro.

 

Na oportunidade, foi escolhido o maior dinossauro para fazer o molde da sua pegada, como fazem os paleontólogos que querem divulgar suas descobertas.

 

Esse assunto provocou muita diversão, informações e novos conhecimentos aos nossos queridos alunos camilianos. Parabéns, galerinha!