Estudando a narrativa de mistério na linguagem literária e na linguagem dos jogos de raciocínio lógico

Postado em 19/10/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenadora Pedagógica dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio – Valéria Machado Duarte Grafanassi.

Visualizado 917 vezes.


Durante as aulas de Leitura e Produção Textual, a Prof. Patrícia Peres, Professora de Língua Portuguesa e Artes, e os alunos dos 8º  anos do Ensino Fundamental puderam estudar narrativas de mistério na Linguagem Literária e na Linguagem dos jogos de raciocínio lógico.

 

A partir desses estudos, deu-se início o GAMES MISTÉRIO, proposta de trabalho motivadora, para conquistar o aluno/leitor. Essa atividade foi dividida em 3 etapas:

 

Na 1ª etapa, Elementar, meu caro Watson, os  alunos foram convidados a desvendar mistérios, cujas pistas  são escondidas em vários pontos da escola. Para encontrar cada pista foi preciso solucionar um enigma até chegar à solução do mistério.

 

Na 2ª etapa, Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes, cada equipe resolveu enigmas ou problemas de raciocínio lógico em um jogo de perguntas e respostas.

 

E, na última etapa, O segredo é ter “mais coração nas mãos”,  ficou evidenciado que fazer o bem para alguém traz ao coração uma satisfação indescritível, por isso a 3ª etapa da gincana é solidária. Cada equipe arrecadou doações que foram entregues aos alunos carentes da Escola Estadual “Professora Hosana Salles”.

 

Deste modo, a atividade proposta contribuiu para o aluno desenvolver, não só a capacidade de raciocínio lógico, mas também a tomarem um posicionamento diante do texto e também diante da vida.   

 

Parabéns alunos, parabéns professora!

 

Ganhadores da Gincana:

 

8º ano M1

Grupo 02: AS SETE ESPIÃS DEMAIS.

 

8º ano M2

Grupo 02: MORADORES DA BAkER STREET