Antes do “Chá na Casa de Ruth Rocha”...

Postado em 05/11/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Vanessa Juriatto Santos Pedroni .

Visualizado 1743 vezes.


A palavra "chá" é usada popularmente em Portugal e no Brasil como sinônimo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas contendo ou não folhas de chá. No caso da atividade proposta, o chá também propiciou a infusão de pessoas que se amam! O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang. No caso deste chá, o momento proposto foi pra lá de social! O chá é, tradicionalmente, usado nos seus países de origem como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Bem como vivenciar um momento de união é importante para a saúde! Recentemente, cientistas têm se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como a conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos. Todos os tipos de chá possuem praticamente as mesmas substâncias, porém em concentrações muito diferentes devido aos processos de preparação. Esse fato é comum ao chá realizado na atividade, já que cada aluno tem as suas particularidades! Estudos sugerem que o chá tem muitas propriedades benéficas importantes, por exemplo: é anticancerígeno, aumenta o metabolismo, ajuda o sistema imunológico, reduz o mau-hálito, diminui o stress, etc. Como também os estudos feitos a partir do livro “O Mistério do Caderninho Preto” estão sendo benéficos para os alunos envolvidos!

 

Nesse contexto benéfico, os alunos dos 6º s anos foram convidados a realizar um chá em suas casas com o objetivo de convidar as famílias para o VI SARAU LITERÁRIO – “Um chá na casa de Ruth Rocha”, que aconteceria no dia 16 de outubro, no Teatro Municipal Rubem Braga, como culminância do projeto elaborado a partir do livro “O Mistério do Caderninho Preto”, escrito por Ruth Rocha.

 

Cada aluno recebeu, da escola, um “kit chá”, com torradas e sachês de chá, para organizarem um momento especial com as famílias e, sob orientação da professora Vanessa Juriatto, explicarem o que é sarau, as etapas do evento e qual será a sua função no dia tão esperado por todos.

 

Com muita organização e envolvimento, os alunos realizaram, com suas famílias, o que foi proposto pela escola, e é com muita alegria e satisfação que nós, professores, coordenação e direção, parabenizamos cada aluno e cada família pelo envolvimento no projeto. Recebam o nosso muito obrigado!