Alunos do 5º ao 7º ano participam de projetos solidários

Postado em 14/12/2015 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora Pedagógica Miria Azevedo Couto Brandão.

Visualizado 1147 vezes.


Os alunos do 5º ao 7º ano se envolveram muito em dois Projetos Solidários, SEMANA DO BEM E SONHO SOLIDÁRIO, que realizamos no segundo semestre. Esses projetos foram planejados com o objetivo de alegrarmos o Natal de crianças carentes do município de Cachoeiro de Itapemirim, entregando a elas e as suas famílias, alimentos e muitos brinquedos comprados com o dinheiro arrecadado em ações desses projetos.  Uma das ações do Projeto Semana do Bem, foi a participação ativa dos alunos e de seus familiares na Gincana do Bem, que teve, como uma das tarefas, a doação de alimentos para serem entregues a famílias carentes e arrecadação de papel e latinha para serem vendidos. Com o dinheiro arrecadado, seriam comprados os brinquedos. Essa ação do projeto, além de alegrar as crianças e ensiná-las que a doação é um gesto concreto de amor, contribuiu para preservação do meio ambiente, pois a reciclagem auxilia na diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. 

 

O Projeto de Educação Financeira, teve como uma de suas ações o incentivo para que os alunos poupassem dinheiro, a fim de comprarmos brinquedos para a realização do Sonho Solidário, que foi fazer o Natal de uma criança pobre mais feliz. O valor arrecadado com os materiais recicláveis e com o sonho solidário foi investido na compra de 223 brinquedos adquiridos em uma loja de Cachoeiro.  Vale ressaltar que Roberta Vereza, mãe da aluna Ana Clara Vereza, do 6º ano M1, acompanhou a coordenadora Miria Azevedo nas compras. Esses brinquedos serão distribuídos pelos colaboradores da São Camilo, no dia 17 de dezembro, pela Pastoral Universitária, sob a responsabilidade e coordenação do padre Gildésio da Paixão.

 

Quanto à entrega dos alimentos, os alunos do 6º ano M1 e 5º ano V1, que foram os vencedores da Gincana do Bem, foram à comunidade da nossa escola, juntamente com a professora Lucivane Biccas, com a coordenadora Miria Azevedo, com Juliana Sueth e com as representantes do bairro Recanto Jacira e Isabel, entregar, de casa em casa, os alimentos arrecadados. Como a arrecadação de alimentos foi muito grande, entregamos à Pastoral Universitária, 22 cestas básicas para serem distribuídas a outras comunidades. Os alunos, através dessas ações, viveram momentos emocionantes e de muito aprendizado. Eles e suas famílias colocaram em prática os ensinamentos de Jesus, em Mateus 25:35-40:

 

 “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes...”