Encerramento judô 2015

Postado em 14/12/2015 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de http://www.efdeportes.com/efd164/o-judo-e-a-sua-socializacao-nas-escolas.htm.

Visualizado 940 vezes.


No dia 07 de Dezembro, realizamos em nossa escola o encerramento das aulas de judô 2015. Foi realizada uma reflexão com os pais sobre a filosofia do judô usada na escola. Pensar a educação por meio do esporte, compreender a importância de não fazer de nossos alunos um adulto em miniatura e o ser judoca diante dos princípios básicos ensinados pelo criador do judô, Sensei Jigoro Kano.

 

O professor Francisco Damaceno falou sobre a importância dos valores que tem trabalhado com as crianças durante o ano, a fim de contribuir para o desenvolvimento moral, físico e social de cada uma delas. Explicou que o termo judô se traduz como “caminho suave” ou “caminho da suavidade”. E classificam-se os seus benefícios em três blocos: o primeiro refere-se ao condicionamento físico proporcionado pela prática; o segundo diz respeito à disciplina atingida por meio da luta e dos mecanismos de concentração, autocontrole e autoconfiança; e o terceiro se dá no campo da ética e da moral, em que o respeito aos valores apresenta significativa importância.  

 

A prática do judô infantil deve ser trabalhado de forma lúdica, não esquecendo a essência da técnica e sua filosofia da arte marcial (DARIDO 2005).