Li, vi e recomendo...

Postado em 21/12/2015 por Thiago Pesca Goncalves.

Com informações de Professora Vanessa Juriatto Santos Pedroni.

Visualizado 1279 vezes.


Livros, filmes, shows musicais, peças teatrais... São inúmeras as produções culturais lançadas ou relançadas a cada dia. Diante de tamanha quantidade e diversidade, muitas vezes não sabemos o que escolher. É aí que entram em cena as resenhas, que nos ajudam a selecionar as obras que mais nos atraem.

           

A partir dessa observação, os alunos dos 7ºs anos, sob orientação da professora de Língua Portuguesa e Produção de Texto, Vanessa Juriatto, em parceria com a Biblioteca Escolar do Centro Educacional São Camilo, escolheram uma obra de que tenham gostado muito e escreveram uma resenha para ser lida, com o objetivo de fazer com haja interesse pela obra e o leitor da resenha queira conhecê-la!

           

A culminância do projeto aconteceu no dia 27/11, no multimídia da escola e, na ocasião, os alunos participaram, de forma dinamizada, de um bate-papo literário, envolvendo a bibliotecária Lucineia Abreu, a coordenadora Miria Couto e a professora de Língua Portuguesa. Além disso, na ocasião, os alunos puderam autografar o livrão produzido, coletivamente, por cada turma. Nele, constam as resenhas e as capas de livros, filmes e séries escolhidos.

           

Esse projeto teve por objetivo contribuir para a inserção dos alunos em práticas de leitura e escrita de modo significativo, a fim de fomentar a formação de sujeitos-leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas essenciais à compreensão do contexto sócio-histórico-político. Pois é a partir da leitura, da percepção, decodificação (sons, letras), segmentação (morfológica, sintática) que o educando alcança a compreensão textual e adquire competência de leitura.

 

Procedimentos como esses, realizados ao longo do processo ensino-aprendizagem, tendem a contribuir, também, para que o educando se torne um “sujeito-leitor”, não reprodutor da mensagem lida, mas capaz de reconstruir o significado do texto.

 

 Então, aprecie as obras selecionadas pelos leitores do 7°s anos e faça a sua escolha!