Aulas de experimentação e pesquisa

Postado em 09/03/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora Valéria Machado Duarte Grafanassi.

Visualizado 939 vezes.


Por que ensinar e aprender formam um grande desafio nos dias de hoje?

 

Estamos em momentos de muitas informações,  múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. Por isso é tão importante repensarmos o processo educativo no sentido de orientarmos  nossos alunos, definirmos o que vale a pena fazer para aprender e decidirmos quando podemos aprender juntos e também separados.

 

Pensando nisso, os professores estão aproveitando as novas possibilidades de organização das aulas, como por exemplo, Laboratórios que permitem experimentações e pesquisas.

 

Na São Camilo, os Laboratórios Multidisciplinar, Anatômico, de Zoologia, de Química, de Física e de Matemática  são ambientes privilegiados, pois são recursos pedagógicos diferenciados, que proporcionam benefícios especiais para nossos alunos. São nas  aulas laboratoriais  que os alunos conseguem ver e colocar em prática as informações vistas nas salas de aula, tornando-se um agente construtor de seu próprio conhecimento. Esse processo acaba por facilitar o aprendizado e otimizar a assimilação de informações.

 

Deste modo, os alunos do 1º ano, nas aulas de Biologia, juntamente com a Professora Tatiana Lopes, realizaram atividades no Laboratório Multidisciplinar com o objetivo de reconhecer a célula como unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de verificar, na prática, as estruturas celulares e a importância da água para as células, conteúdo contemplado no módulo Anglo, aulas 1 e 2.