Concurso de redação propõe sonhos e projetos de vida aos alunos

Postado em 08/03/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenação Pedagógica.

Visualizado 1403 vezes.


Os nonos anos do Centro Educacional São Camilo vão participar do 45º Concurso Internacional de Redação de Cartas da UPU (União Postal Universal) 2016.

 

Para preparar os alunos, visando mesmo a instrumentalizá-los para a produção de carta, como 1º passo, o Professor Rodrigo Davel, da disciplina de Produção de Texto, apresentou o tema para os alunos, incentivando e explicando sua importância na construção do projeto de vida deles, não só individual quanto também social, dando a eles a “oportunidade de ser uma fonte para inspirar o mundo com sua história”.

 

O Tema para 2016 é:

 

“ESCREVA UMA CARTA PARA VOCÊ MESMO AOS 45 ANOS”.

 

Continuando a iniciativa de preparação dos alunos, o 2º passo foi promover, para as duas turmas, um momento de “relatos de experiência” com duas pessoas: um pai de aluno, Renê Gabriel Junior, que há 30 anos tinha exatamente a idade que os alunos têm hoje e a Diretora Pedagógica, Edna Maria Ferrari Valory, que faria com o pai Renê, a apresentação do cenário e das visões de época, política, educação e projetos de vida, vistos por gerações diferentes, desde 30 anos passados.

 

Foi muito interessante, porque nesse recorte, os dois, em suas experiências de vida, foram dizendo o que queriam para eles e para o mundo há 30 anos, o que deu certo, o que avançou e o que veem, nos dias de hoje, como fontes inspiradoras de mudanças na obtenção de um futuro mais feliz.

 

Nessa perspectiva, a diretora falou da importância de eles se verem hoje e de projetarem, para daqui a 30 anos, seus planos, suas expectativas e que mudanças e transformações terão que empreender para conseguir alcançar seus objetivos. O importante é eles se reconhecerem como esse agente, disposto a imaginar, a sonhar, a traçar metas e objetivos que daqui a 30 anos poderão ser avaliados por eles, assim como o pai Renê e a diretora Edna fizeram.