Hora da História e dos Combinados

Postado em 03/03/2016 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenadora da Educação Infantil, Thais E. V. Damasceno.

Visualizado 1875 vezes.


As crianças, assim como em qualquer outra idade da vida, necessitam de regras básicas para poderem explorar e se socializarem em todos os ambientes onde vivem. Na escola não poderia ser diferente: as regras precisam ser compreendidas e postas em prática para a melhor convivência entre seus pares, professores e demais colaboradores.

 

Como forma lúdica de trabalhar as regras na escola, as professora Nina, Kátia e Thaisa, exploraram a temática através de um teatro de Fantoches.

 

Através dos bonecos, estabeleceram com as crianças um diálogo e, junto com elas, “montaram os COMBINADOS DA TURMA”, que consistem em normas de convivência, acordadas com os alunos, que devem ser cumpridas por todos na escola, como respeitar os amigos e os professores, realizar as tarefas com capricho e dedicação, cuidar dos materiais escolares, brincar sem machucar a si e os amigos, dentre outras que são vivenciadas no cotidiano escolar.

 

As famílias ficam informadas dessas regras e, em parceria com a escola, ajudam os filhos a atendê-las, exercitando, assim, a responsabilidade e a autonomia dos pequenos.

 

O pediatra norte-americano Berry Brazelton afirma que “para as crianças crescerem bem, precisam apenas de amor e limites – o amor é fundamental para crescer com confiança e auto-estima; os limites são cruciais para a criança aprender o autocontrole, para que possa viver em família e em sociedade. A educação começa em casa e não tem de se sentir culpado por ser demasiado rigoroso – as crianças tornam-se adultos equilibrados porque viveram com regras e limites, não ao contrário.”

 

Confiram, através das fotos, como foi a construção desse momento tão significativo para nossas crianças.

 

Fonte: