Alunos dos 8º e 9º anos realizam o Lançamento da Campanha da Fraternidade

Postado em 08/04/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Lucivane Biccas – Prof. de Ensino Religioso .

Visualizado 1091 vezes.


Durante o mês de março, nas aulas de Ensino Religioso, a Professora Lucivane incentivou os  alunos dos 8º e 9º anos a  refletirem sobre questões de saneamento básico e a sua importância para garantir o desenvolvimento, a  saúde e qualidade de vida para todos. Isso, porque o Tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 é Casa Comum, nossa responsabilidade, e o Lema é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). O objetivo da Campanha é  assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

 

Entretanto, não basta só refletirmos. É necessário entrar em ação. Para isso,  os alunos foram desafiados a pesquisarem sobre essas questões e a confeccionarem painéis com as seguintes temáticas:  O cuidado com o nosso planeta;  O que é saneamento?;   A  água como direito de todos;   A  coleta de lixo.

 

Assim, cada turma foi dividida em grupos e, no Auditório Pe. Ângelo Brusco, puderam realizar uma plenária apresentando a realidade atual e o que seria ideal para nosso meio ambiente. Nesse dia,  Pe. Gildésio, professores e alunos do Ensino Fundamental  foram nossos convidados especiais.

 

Outra reflexão muito importante que os alunos fizeram foi que “A Campanha também nos recorda que antes de semear um lugar, é preciso semear o coração.  Nós devemos nos comprometer com Jesus para semear, curar todas as feridas da sociedade e da natureza desrespeitadas pelos desmandos do próprio ser humano”, acrescentou Pe. Gildésio.

 

 Que Deus nos ajude a viver com alegria e responsabilidade essa bonita missão!