Formação e Assessoria Lego para Pais

Postado em 13/04/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora Thais Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1270 vezes.


Após adquirirem o Material ZOOM Educação Tecnológica Infantil, os pais de nossos alunos da Educação Infantil do Centro Educacional São Camilo receberam uma capacitação, no dia 18/03/2016, às 7h20min. Essa capacitação foi realizada pela diretora pedagógica da Lego Zoom do Espírito Santo, Ana Shirley de Amorim Ramos.

 

Nessa formação, os pais foram orientados quanto à metodologia ZEI e foram realizadas, também, oficinas práticas com o material Lego para que os pais refletissem, por exemplo, as características dos filhos. Após essa prática pedagógica, a professora Ana Shirley relatou que cada criança necessita ser orientada e a aprendizagem acontece de forma gradual e contínua, com estímulos e intervenções, o que é bem trabalhado através do material Lego, nas linhas de estudos da Neurociência.

 

Ana Shirley explanou que as aulas são trabalhadas semanalmente, com aulas geminadas, ou seja, duas aulas juntas por semana, nas quais os alunos trabalham com a metodologia ZEI ( ZOOM EDUCAÇÃO INFANTIL) – contextualizar, construir e finalizar.

 

Os pais  receberam o Manual do Responsável, no qual  consta a explicação do desenvolvimento infantil, baseados em conceitos da Neurociência, que fortalece a importância desse vínculo, FAMÍLIA - ESCOLA.

 

Na ocasião, foi explicado que o material que antes era contemplado em fascículos, hoje concentrou-se em fichas de aprendizagem que vêm junto com o material da família e a plataforma digital para o acompanhamento das mesmas. Para cada faixa etária, é contemplado KITS LEGO específicos (Construção Civil, Animais Selvagens, Grande Cidade, Build Me Emotions , Tubos e experimentos e a Grande Fazenda).

 

Com a nova proposta metodológica, o material foi pensado em atividades práticas, vivenciais, com as peças Lego, enfatizando o brincar como forma de aprendizagem, pois na fase infantil, o lúdico é a ferramenta de aprendizagem de novos conceitos: “Em seus olhos, é um brinquedo. Em suas mãos, é uma ferramenta.”

 

Acompanhem, através das fotos, esse trabalho de orientação e de parceria família e escola.