Uma carta ao futuro

Postado em 27/04/2016 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de PRODUZIDO PELO PROFESSOR RODRIGO DAVEL, PROF. DE PRODUÇÃO TEXTUAL DOS 9º ANOS DO FUNDAMENTAL E LITERATURA DO ENSINO MÉDIO..

Visualizado 1302 vezes.


“Como será o futuro do mundo? Às vezes, eu tenho medo de falar sobre esse assunto; já em outros momentos, tenho esperança.”¹

 

Já se fez essa pergunta? Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da São Camilo sim! E mais... Escreveram uma carta.

 

Já é tradicional o “Concurso Internacional de Cartas dos Correios”. Tradicional, também, é a participação dos alunos do Centro Educacional São Camilo – com vencedores, inclusive, em anos anteriores. E o tema deste ano foi especial: “Escreva uma carta para você mesmo aos 45 anos”.

 

Quantas dúvidas, incógnitas, sugestões, hipóteses passam por nossas cabeças diariamente... Mas, “45 anos é muita vida...” ²

 

É suficiente para construir sonhos, destruir medos, é tempo bastante para guardar muitas memórias.

 

Porém, “Às vezes, a nossa mente apaga as velhas lembranças que o coração um dia nunca pensou em esquecer.” ³

 

O ato da escrita nunca foi e jamais será uma atividade independente da vida, de emoções. Textos impessoais só existem na intenção, o que é algo íntimo! A produção de uma carta, com um tema tão angustiante e intrigante, é um momento privilegiado da escrita, rara inspiração e reflexão a jovens tão ligados ao imediatismo tecnológico deste século.

 

Eles são nativo-digitais; a carta é história! E aliar a criatividade à responsabilidade e à razão foi o trabalho realizado durante as aulas de Produção Textual, pelo Professor Rodrigo Davel,  em preparação para a escrita das cartas.

 

A escola apropriou-se do tema para aperfeiçoar a escrita de nossos alunos. Estrutura, argumentação, coerência e coesão foram apresentadas, debatidas e praticadas. Mais do que um concurso, foi uma grande oportunidade de aprendizagem, que nossa escola não desperdiçou. Apenas duas cartas puderam ser enviadas (regras do concurso!); mas todos produziram, empenharam-se, refletiram e aprenderam um pouco mais.

 

Independente do resultado do concurso, o nosso sucesso já está garantido.

 

As cartas apresentaram altíssimo nível de organização e criatividade. As ideias e as dúvidas ultrapassaram as margens das folhas e tomaram conta da sala de aula, das rodas de conversa entre os colegas, dos lares. Sabemos que ajudamos – mais uma vez – no crescimento acadêmico e pessoal de nossos meninos e meninas.

 

O Centro Educacional São Camilo se orgulha do trabalho feito por toda a equipe e por todos os alunos.

 

1: Trecho da carta escrita por Bruna Bastos – Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional São Camilo

2: Trecho da carta escrita por Eliza Nemer – Aluna do 9ª ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional São Camilo

3: Trecho da carta escrita por Isadora Moulais – Aluna do 9ª ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional São Camilo

 

 

PRODUZIDO PELO PROFESSOR RODRIGO DAVEL, PROF. DE PRODUÇÃO TEXTUAL DOS 9º ANOS DO FUNDAMENTAL E LITERATURA DO ENSINO MÉDIO.