Quando crescer vou ser Cientista!

Postado em 03/05/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Kelly Siloti – Prof.ª De Ciências.

Visualizado 1447 vezes.


Ser cientista! Esse é o desejo de muitas das crianças depois das aulas nos Laboratórios do Campus I.

 

Foi um sucesso! Foi lindo ver o encantamento deles diante de tamanha grandeza daquele Campus Universitário.

 

Levá-los para uma aula diferente foi a proposta da Prof.ª Kelly, por acreditar que a utilização de atividades experimentais torna o aprendizado mais consistente e mais receptível pelos alunos. Também é comprovado que o uso de experimentos nas aulas de Ciências constitui uma relevante ferramentano processo de aprendizagem dos educandos, por isso, com o objetivo de usar o laboratório nas aulas de ciências como suporte a uma aprendizagem mais significativa eles tiveram essa inesquecível experiência.

 

Os 5º anos tiveram a oportunidades de conhecer o Laboratório Anatômico II e Multidisciplinar. No Anatômico, estudaram sobre os Sistemas Esquelético e Muscular. Manusearam diferentes ossos e entenderam a função de proteção que alguns têm. No Multidisciplinar, eles trabalharam com microscópios, entenderam sua importância para a evolução da Ciência e puderam analisar através de suas lentes algumas células e tecidos do nosso corpo. Ficaram maravilhados ao observar sua própria mucosa bucal.

 

Os 4º anos conheceram os Laboratórios de Zoologia e do Sabão Social. No Zoologia, ficaram atentos às explicações do Max, responsável pelo Laboratório, e com curiosidade fizeram muitas perguntas sobre tudo que estavam vivenciando. Viram as pegadas de alguns animais na natureza, seu habitat e o modo de vida. Também conversaram sobre o processo de taxidermia, além de poderem manusear vários animais taxidermizados por biólogos da São Camilo. No Laboratório do Sabão Social, o outro Max, responsável por essa prática, com muito entusiasmo fez várias receitas de sabão líquido com as crianças. Eles amaram participar e usar os equipamentos de segurança, como óculos, luvas etc. No final, ainda puderam levar uma amostra do produto feito por eles. Foi uma festa!