Luz, câmera, ação: literatura e cinema na sala de aula – Cine Trash 2016

Postado em 25/07/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Patrícia Peres, professora de Arte e Língua Portuguesa dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental..

Visualizado 1252 vezes.


No dia 21 de junho, no Auditório Ângelo Brusco, aconteceu a 6ª edição do Festival Cine Trash. Evento organizado e produzido pelos alunos dos 9ºs anos e pela professora de Língua Portuguesa e Arte Patrícia Peres F. Nicolini. O festival de curtas de terror é o produto final do estudo do gênero textual narrativa de terror numa perspectiva dialógica entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica. A ornamentação do Auditório Ângelo Brusco foi um show à parte. Os alunos dos 9ºs anos, impecavelmente, criaram um clima de mistério e suspense para receber os convidados.

 

Para iniciar o evento, foi exibido Vídeo TUCK ME IN, DE Ignácio F. Rodó, vencedor de prêmios no Canadá, Espanha e no Brasil (festival do minuto). Em seguida, a professora Patrícia Peres, apresentou os critérios de avaliação e os jurados da noite: os atores da Companhia de Teatro Personalidades Tainan Gratival; Lucas Oliveira e Maciel Maison; a professora de Língua Portuguesa Desiree Brandão e a universitária Fernanda Peres.

 

Na sequência, foram apresentados 06 curtas-metragens, todos produzidos pelos próprios alunos. A intenção era levar o espectador a dividir-se entre o acompanhamento racional dos fatos e o espanto diante do desconhecido, do inexplicável racionalmente. Nessa perspectiva, os curtas contemplam o gênero terror trash. A palavra “trash” significa “lixo” em inglês. Filme “trash” é aquele com produção de baixo custo, produções caseiras.

 

Para abrilhantar ainda mais o evento, para recepcionar os convidados e movimentar o momento em que os jurados fizeram a avaliação dos curtas, a banda doa alunos Ricardo Tófano, Daniel Alexander, Daniel Brandolini e o convidado Guilherme tocaram para entreter o público.

 

Ao final, conhecemos os vencedores escolhidos pelos jurados:

1º lugar – A marca do medo (9ºM1)

2º lugar – Os segredos de uma órfã (9ºM2)

3º lugar – Lúcia (9º M2)

Parabéns, alunos dos 9ºs anos. Vocês foram surpreendentes!