Teatro sobre Problemas Sociais

Postado em 23/08/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professor Lucas Pastro, Prof. de Geografia – 8º E 9º Anos do Ensino Fundamental.

Visualizado 582 vezes.


Diariamente vemos em telejornais locais e nacionais problemas sociais relacionados à urbanização. Muitas dessas problemáticas são desdobramentos da falta de estrutura das cidades, como: a falta de saneamento básico, falta de escolas e hospitais, péssimas condições de moradia e marginalização, fome, entre outros problemas atuais.

 

Como estratégia de aprendizagem, foi proposto um teatro pelo professor Lucas Pastro em parceria com as coordenadora Valéria Duarte, sobre os conteúdos abordados para os alunos dos oitavos anos. Essa apresentação foi levada com muita seriedade e com uma boa carga de informações sobre os problemas sociais.

 

Cada grupo tinha de seis a oito participantes que se dividiram em repórteres, apresentadores de um telejornal e pessoas que estavam passando por um problema social. Em meio às falas, havia uma base teórica apresentada pelos repórteres sobre particularidades dos temas, ao entrevistar algum membro do grupo que fazia o papel do excluído da sociedade, os outros alunos puderam ter contato com a dimensão real do problema.

 

Conforme o proposto e combinado, os oitavos anos se apresentaram no dia 11 de maio. Foram avaliados as atuações na dramatização, o roteiro do teatro impresso e um texto que os discentes elaboraram como referencial teórico.

 

Portanto, além das aulas expositivas dialogadas, os alunos dos oitavos anos deram uma aula de interpretação e comprometimento com os temas.