Alfabetização e Movimento: a parceria que dá certo

Postado em 06/09/2016 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Kellen Oliveira Massena .

Visualizado 557 vezes.


Na iniciação da escrita, é importante a utilização de estratégias de ensino para que a aprendizagem seja efetivada de forma significativa e prazerosa.

 

Uma dessas atividades é o traçado das letras no chão, onde os alunos dos 3ºs Pedis devem caminhar sobre as letras, seguindo a ordem correta do traçado, visualizando a posição de escrita da esquerda para direita, mostrando para a criança o movimento que será utilizado no momento da escrita.

 

Essa atividade impulsiona a curiosidade, a capacidade visual, desenvolve a coordenação ampla e fina, o equilíbrio, conceitos espaciais pelos quais ela irá seguir a direção do traçado, a lateralidade, a posição de cada letrinha. Com isso a necessidade de atividades de movimentos corporais, que exigem uma sequência de movimentos, promovendo a descoberta da escrita e facilitando, assim, que a criança compreenda que cada letra tem um traçado em sua escrita.