Todos por um País Independente

Postado em 26/09/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora da Educação Infantil, Thais Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1183 vezes.


Foi no dia 06 de setembro, que os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Centro Educacional São Camilo se reuniram para lembrar uma data muito importante para nosso país: 7 de setembro, a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

 

A coordenadora Thais Damasceno, juntamente com o professor de História, Rodrigo de Bruim, explicaram para os alunos a vinda, de Portugal, da Família Real, no ano de 1808 e as atividades desenvolvidas aqui no Brasil, então colônia de Portugal. Explicaram que, nessa época, D. João VI era quem comandava o Brasil e que seu filho, o Príncipe Regente, D. Pedro I, estava insatisfeito com a política feita aqui e que esse seria o momento de “desligar” Brasil de Portugal, para que essa colônia se tornasse independente.

 

Assim, no dia 07 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, na cidade de São Paulo, D. Pedro I, declarou a Independência do Brasil: “_ Independência ou morte!!”

 

Esses fatos históricos foram passados para as crianças de forma bem interativa e de forma significativa para que, desde os pequenos, pudessem entender essa parte da História do Brasil e esse marco histórico que foi tão importante para nosso país.

 

As crianças, juntamente com seus professores, cantaram o Hino Nacional Brasileiro e conheceram o Hino da Independência. Após, assistiram a um episódio da Turma do Cocoricó, explicando, de forma animada, esse marco em nossa História.

 

Nesse mesmo dia, foi lembrado aos alunos que, no dia 07 de setembro de 2016, aconteceria a abertura dos JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016. Essa data foi escolhida para lembrar e marcar que as pessoas com deficiências também são INDEPENDENTES e que podem realizar esportes e serem campeãs na vida e no esporte, de forma autônoma, quando acreditam na sua superação.

 

Confiram, através das fotos, mais esse momento de aprendizagem e civismo.