Eleições na Educação Infantil

Postado em 19/10/2016 por Gilliane Correia Wichello .

Com informações de Coordenadora da Educação Infantil, Thais Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1845 vezes.


Trabalhar a cidadania é algo que devemos iniciar desde muito cedo. Foi pensando por esse prisma que exploramos, com os alunos da Educação Infantil, do Centro Educacional São Camilo, o tema ELEIÇÕES.

 

Os professores trabalharam com as crianças o conceito de eleição; a importância do voto, que se refere a fazer escolhas; que vivemos em uma democracia, em que todos têm direito a se posicionar e manifestar sua opinião; explorou-se a função de um prefeito e de um vereador. As crianças se envolveram e discutiram o tema, cada turma com seu nível de maturidade, mas compreenderam a essência de um momento tão importante para uma sociedade, que é o de exercer a cidadania, através do voto.

 

Para vivenciar de perto esse momento, as crianças foram convidadas a participar de uma Eleição, na escola, não para escolher cargos políticos, e sim, participaram de um processo de escolha de literatura: a coordenadora passou nas salas de aulas fazendo a propaganda de dois livros, instigando a leitura com os alunos. Verbalizou que as crianças poderiam votar no livro que elas gostariam de conhecer a história. Após as propagandas, as crianças receberam cédulas e marcaram a opção que mais a agradavam e, na urna, depositaram o voto.

 

Após todos “votarem”, a coordenadora Thais Damasceno, juntamente com os professores e alunos, fizeram a apuração dos votos e do livro que foi mais votado, foi contada a história para todos ali presentes.

 

Na ocasião, também foram trabalhados conceitos como: ganhou a maioria; votar é escolher o que a gente acha que é o melhor; devemos respeitar o voto do outro e  o conceito de voto secreto.

 

Confiram, através das fotos, esse momento lúdico, que explorou conceitos tão importantes para as vivências democráticas de nossas crianças.