Peteca: uma brincadeira cheia de histórias e significados

Postado em 07/11/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Patrícia Gava Azevedo.

Visualizado 2917 vezes.


Os alunos dos 3ºs anos se divertiram com um brinquedo que há muitos anos faz a alegria das crianças, a peteca.

 

Utilizando materiais da natureza e recicláveis, com a orientação das professoras, fabricaram esse brinquedo cheio de história e significados.

 

A ideia da fabricação partiu das aulas de Ensino Religioso, onde foi trabalhado o respeito à religião indígena. Concomitantemente, nas aulas de História e Geografia, a partir da leitura do livro “De onde você veio?”, as professoras trabalharam a importância dos indígenas na formação do povo brasileiro, seus costumes e heranças culturais.

 

De acordo com os registros do passado, mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca como forma de recreação. Consequentemente, nossos antepassados foram-nos transmitindo essa contagiante brincadeira.

 

O fato de os próprios alunos fabricarem o seu brinquedo, saberem da importância da peteca na história do povo indígena e a transmissão cultural que aconteceu de geração em geração a outros povos, não ficou apenas no momento da brincadeira. Após a fabricação do brinquedo, em vários momentos durante o horário escolar, viam-se alunos brincando de peteca além de levarem a brincadeira para dentro de suas casas.

 

Trabalhos como esse, cheio de história e significados, ficarão marcados para sempre na memória de nossos queridos alunos.