Práticas laboratoriais que auxiliam na compreensão dos conteúdos teóricos

Postado em 07/11/2016 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora Pedagógica Valéria Duarte e Prof. Hugo Matos – Prof de Biologia Ensino Médio.

Visualizado 1042 vezes.


 Nas aulas de Biologia, quando os  alunos do 2º ano do Ensino Médio estavam estudando sobre o Sistema Cardiovascular e o Coração Humano, o professor Hugo Matos propôs uma aula prática com o seguintes objetivos:

 

•       Compreender o funcionamento o Sistema cardiovascular humano;

•       Comparar os sistemas cardiovasculares nos cordados;

•       Entender como se dá o fluxo sanguíneo;

•       Identificar o caminho do sangue na pequena e grande circulação;

•       Observar as cavidades do coração de um mamífero.

 

As atividades práticas são essenciais para auxiliar os alunos a entenderem os conteúdos teóricos. Para isso, o professor que acompanha os alunos no Laboratório, estimula e questiona o tempo todo. Os alunos, por sua vez, respondem, observam e formulam seus próprios conceitos. Essa atividades laboratoriais se tornam grandes aliadas em diversos momentos da aula: apresentar assuntos, reforçá-los ou torná-los significativos.

 

Parabéns professor Hugo. Seus alunos agradecem essa metodologia, que tanto facilita na compreensão dos conteúdos teóricos

 

Acompanhem as fotos: