Matemática com Chocolate: uma gostosura de aula!

Postado em 09/02/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Alexandra de Andrade Dorigheto..

Visualizado 1654 vezes.


Os conceitos de números racionais são as ideias matemáticas mais complexas e importantes que as crianças encontram durante o período pré-escolar e fundamental. A importância desses conceitos pode ser vista sob uma variedade de perspectivas: de uma perspectiva prática, cuja habilidade para lidar efetivamente com esses conceitos melhora amplamente a habilidade das pessoas de entender e trabalhar situações-problema no mundo real; de uma perspectiva psicológica quando os números racionais provêm de uma rica área dentro da qual as crianças podem desenvolver e expandir as estruturas mentais necessárias ao desenvolvimento intelectual; de uma perspectiva matemática, a compreensão dos números racionais fornece o entendimento da fundamentação na qual, mais tarde, operações algébricas elementares se apoiam.

 

Por tudo isso, é muito importante que os alunos compreendam o conceito de fração, por isso o uso de material concreto nesta fase é muito importante. Os alunos precisam sentir que fração é parte de “alguma coisa” ou de “muitas coisas”. Por exemplo: uma barra de chocolate é um inteiro, um saquinho de balas também é um inteiro, apesar de conter muitas balas. Cada parte é sempre um “pedaço” de um todo considerado, seja uma barra de chocolate ou um pacote de balas.

 

O importante é que, sempre que for possível, as atividades sejam associadas ao uso de material concreto e, nesse caso, o material escolhido pela professora Alexandra foi a barra de chocolate. Partindo e repartindo, a professora foi trabalhando os conceitos de todo-referência, de metade, quartos, oitavos, como também a importância de observar o prazo de validade e a tabela nutricional na embalagem. Assim os alunos construíram referências sobre as frações, e conceituaram 2/3, por exemplo, como a divisão do todo em três partes iguais, das quais foram tomadas apenas duas partes.     

     

Assim foi a nossa aula sobre frações. Conversamos sobre as situações do nosso dia a dia que envolvem números que não são inteiros, por exemplo: a metade de uma barra de chocolate, um quarto de copo de leite, um terço de uma caixa de biscoito. Uma aula gostosa e de muito aprendizado, em que o concreto esteve sempre presente na construção de um novo número, o número fracionário.