Amizade e brincadeiras e sua influência no processo de ensino-aprendizagem

Postado em 16/03/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Mariene Carolino.

Visualizado 671 vezes.


Os alunos dos 5º anos do Centro Educacional São Camilo-ES, nas aulas de Língua Portuguesa, iniciaram o ano letivo com foco em dois itens indispensáveis na vida da criança: amizade e brincadeiras. Esses assuntos foram explorados através de textos e atividades desenvolvidas no ambiente escolar.

 

No quesito amizade, nossa escola acredita no quanto é importante fortalecer esses laços, por isso, proporciona aos alunos momentos em que possam reafirmar o quanto o outro é importante na vida deles, buscando, assim, construir um ambiente favorável aos relacionamentos interpessoais, pois os mesmos auxiliam de maneira significativa no processo de ensino-aprendizagem.

 

Para construir esses relacionamentos, a brincadeira, que é o exercício físico mais completo de todos, pois é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida, ampliam os conhecimentos do educando sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor.

 

Durante as brincadeiras, ao manipular e explorar objetos, os alunos comunicam com outros alunos, desenvolvendo múltiplas linguagens, organizando pensamentos, descobrindo regras, tomando decisões, compreendendo limites e desenvolvendo a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara os mesmos para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras. Para Vigotsky, “A criança (o aluno) aprende muito ao brincar. O que aparentemente ela faz apenas para distrair-se ou gastar energia é na realidade uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico”. (1979, p.45)

 

Juntando amizade e brincadeira o resultado não poderia ser diferente: aprendizagem! Que o ano letivo, que se inicia, venha cheio de amizades e repleto de brincadeiras, pois a soma desses fatores resultam em uma agradável e verdadeira aprendizagem.