Educação Física na Educação Infantil – Uma forma de trabalhar o movimento pelo prazer

Postado em 16/03/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Coordenadora da Educação Infantil, Thais Engelhardt Veronez Damasceno.

Visualizado 1218 vezes.


A Educação Infantil é a primeira fase da Educação Básica e nela, principalmente, a criança deve ser trabalhada de forma lúdica e significativa, para que ocorram os processos de aprendizagens. Brincar, correr e saltar são atividades inerentes ao mundo infantil e, nessa pré-disposição da criança em aprender de forma prazerosa, é que a Educação Física se faz tão necessária e importante para os pequenos. É através do movimento que as crianças percebem seu corpo e suas possibilidades de locomoção e cognição.

 

Dessa forma, oferecer diferentes possibilidades corporais contribui para o desenvolvimento das crianças de maneira integral e participativa. Diante disso, a Educação Física na Educação Infantil do Centro Educacional São Camilo acontece em diferentes espaços da escola (salão, quadra, sala de psicomotricidade, quadra de areia, pátio externo e pátio das Palmeiras), com as crianças a partir dos 3 anos e tem por objetivo proporcionar um amplo leque de possibilidades através de ações motoras, gerando diferentes desafios corporais que contribuem para o desenvolvimento das crianças, através da percepção motora e do prazer pelo movimento.

 

Com as crianças de 1 e 2 anos, os professores trabalham atividades psicomotoras, principalmente na Sala de Psicomotricidade, garantindo a esses pequenos, a aquisição e o aprimoramento das atividades motoras iniciais como andar, saltar, correr, rolar, engatinhar, dentre outras atribuições do movimento.