3º ano do Ensino Médio realizam atividades experimentais no Laboratório de Mecânica dos solos

Postado em 18/04/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Leonardo Mardegan – Prof. de Física do Ensino Médio.

Visualizado 1242 vezes.


Com o objetivo de montar circuitos distintos e verificar as diferentes características que ele apresenta quando submetidos a uma dada tensão, o Professor Leonardo Mardegan e os alunos do 3º ano do Ensino Médio, durante as aulas, montaram e estudaram a física de circuitos elétricos formados por resistores ligados em série, paralelo e fontes de tensão. Para esse primeiro momento, foi suficiente a análise de circuitos, da corrente elétrica que circula no circuito e da tensão que cada resistor está recebendo durante seu funcionamento. Para entender isso, os alunos montaram circuitos ligados em série e paralelo com diferentes distribuições de resistores, um em série e o outro em paralelo.

A partir das análises dos experimentos montados, concluímos que, para circuitos com resistores em paralelo, a voltagem é a mesma para qualquer resistor, já a corrente total do circuito é dada pela soma das correntes que passam por cada resistor colocado em paralelo.

 

Para concretizar, na prática, a descoberta, os alunos foram conduzidos ao Laboratório de Mecânica dos solos, situado no prédio da Engenharia Civil.

 

Após a realização dos estudos na aula teórica e do procedimento experimental realizado no laboratório, podemos de fato, ter a comprovação das seguintes características:

 

-  Na organização dos resistores montados em serie pôde-se observar que: A soma das tensões nos componentes é igual a tensão total aplicada no circuito; A resistência total é igual a soma das resistências de seus componentes; O valor da corrente é o mesmo em todos os pontos do circuito.

 

- Na organização em paralelo, constata-se que: A soma da intensidade da corrente em diferentes pontos, equivale a corrente total aplicada no sistema. Todos os componentes suportam a mesma voltagem.

 

Quanto aos erros de medida das grandezas calculadas, se deve ao fato de prováveis erros de medição, pois a ferramenta não nos garante um alto grau de certeza em relação as medidas observadas. Mas, para um estudo rápido e uma análise breve, as medidas nos dão base concreta na qual realmente o experimento é desenvolvido.

 

Confira as Fotos!