Atividades Experimentais nos 8º anos despertam interesse pela ciência, pela descoberta e pela investigação

Postado em 04/05/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof. Leonardo Mardegan, de Robótica e Física dos 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental.

Visualizado 361 vezes.


Um dos maiores desafios no ensino de Ciências Exatas nas escolas de nível Fundamental e Médio é construir uma ponte entre o conhecimento escolar e o mundo cotidiano dos alunos. Ao se restringir o ensino a uma abordagem estritamente formal, acaba-se por não contemplar as várias possibilidades para tornar a Ciências Exatas mais “palpável” e perde-se a oportunidade de associá-la com avanços tecnológicos que afetam diretamente a sociedade.

 

Pensando nisso, o Professor Leonardo Mardegan, Professor de Física, proporcionou aos alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental atividades experimentais, não apenas de cunho demonstrativo, mas de manipulação dos materiais com o objetivo de despertar, nos alunos,  o interesse pela ciência, pela descoberta e pela investigação.

 

Nesta prática foi trabalhado o conceito de densidade e, em seguida, aplicou-se o conceito experimentalmente utilizando para tal, materiais como bolos de gude, rolas e uma proveta. Os alunos foram divididos em pequenos grupos e os materiais descritos acima foram entregues para cada grupo. Os alunos colocaram água na proveta. Assim, foi colocado a boleba e a rola para que pudesse ser medida seu volume. Após esse procedimento, os alunos puderam observar o volume de cada objeto.

 

Através dessa prática verificou-se que os alunos aprenderam ainda mais, além de despertar neles um pensamento crítico e não somente um crescente avanço no processo de ensino aprendizagem dos alunos.