Alunos do 7.º ano apresentam maquetes sobre vírus

Postado em 07/07/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Kelly Siloti.

Visualizado 4953 vezes.


Impressionante é a palavra que descreve as maquetes sobre vírus feitas pelos alunos do 7.º ano!

 

Foi uma proposta bem ousada e desafiante: Construir modelos de vírus utilizando sucatas e qualquer outro tipo de material que a imaginação e a criatividade deixassem!

 

O resultado? Não podia ser outro... Arrasaram nos detalhes e o resultado foi surpreendente! E os materiais? Inimagináveis!

 

Eles representaram o Vírus da Hepatite C humana, o Vírus Bacteriófago T4, o Vírus da Varíola e o Vírus do mosaico do Tabaco.

 

O trabalho é fruto dos estudos sobre os VÍRUS, que são organismos bem menores do que uma bactéria e podem ser encontrados no ar, na água, no solo e em cada ser vivo do planeta.

 

Sobre eles têm muito a se falar ainda, pois há muita discussão entre os cientistas se eles devem ou não ser considerados seres vivos, afinal, se comportam como seres vivos dentro de uma célula hospedeira (porque nela se reproduzem). No entanto, fora dela não apresentam nenhuma atividade de um ser vivo.

 

Já sabemos que são acelulares, que são parasitas intracelulares obrigatórios e que são responsáveis por uma série de doenças que acometem os seres humanos. Mas, hoje, os vírus não apenas têm seu viés de causadores de uma série de doenças, se estuda sua utilização a serviço do ser humano e do ambiente.

 

Também já descobriram que alguns vírus podem ser utilizados na terapia genética, que podem ser usados em controles biológicos e que alguns vírus (bacteriófagos) são utilizados em tratamentos de esgotos, pois conseguem destruir bactérias patogênicas.

 

Ufa! Polêmico esse tal de vírus, não é mesmo?! Mas a atividade dos meus alunos... Essa ficou muito linda!