Dia dos animais

Postado em 15/08/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Mariene Carolino.

Visualizado 2935 vezes.


Os alunos dos 5º anos, nas aulas de Língua Portuguesa, produziram um texto de opinião sobre ser ou não correto a presença de animais selvagens em circos. Houve uma movimentação em sala e todos os alunos se posicionaram contra, pois os meios de adestramentos desses animais são questionáveis, além da privação de viver em ambiente selvagem, a perda de suas habilidades naturais, como a caça foram alguns dos argumentos levantados para reforçar a posição contrária.

 

E os animais domésticos? Cachorro, gato, hamster, coelhinho, peixinho… Qual é seu animal de estimação? Eles são especiais para você, certo? São eles que nos acompanham no dia a dia, fazem parte da família, certo? Por que, então, é comum ouvimos nas mídias constantes notícias sobre maus-tratos com esses animais? Esse assunto levou nossos alunos a refletirem sobre o papel de um animal de estimação na vida de seus donos. Puderam compartilhar experiências que deixaram claro que o bicho de estimação, seja ele de qualquer espécie, faz parte da família e precisa de cuidados e atenção.

 

Motivados por essa temática, no dia marcado pela professora, os alunos trouxeram para a escola seus animais de estimação e tiveram uma palestra com Fernanda Vieira, veterinária da escola. Nessa palestra foi abordado os cuidados que o dono tem que ter com seus bichinhos, as vacinas que precisam tomar, a alimentação correta para cada espécie, higiene, entre outros. Falou-se também sobre algo sério e importante: a adoção de animais. Quantos bichinhos, sem pedigree, vivem a procura de uma família!!! Essa reflexão foi muito bem-vinda ao nosso contexto.

 

Os animaizinhos de estimação foram a sensação da escola! Todos queriam fazer carinhos e perguntas. Foi uma manhã diferente e muito agradável. Verifique como foi nossa manhã através das fotos.