Chocolate e Matemática: uma combinação perfeita que resultou numa delícia de aula!

Postado em 19/09/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Direção Pedagógica.

Visualizado 1286 vezes.


É muito importante que os alunos compreendam o conceito de fração, por isso o uso de material concreto nesta fase é muito importante. Os alunos precisam sentir que fração é parte de “alguma coisa” ou de “muitas coisas”. Por exemplo: uma barra de chocolate é um inteiro, um saquinho de balas é um inteiro, apesar de conter muitas balas.


Cada parte é sempre um “pedaço” de um todo considerado, seja uma barra de chocolate ou um pacote de balas.


  O importante é, sempre que for possível, as atividades serem associadas ao uso de material concreto, para que os alunos construam referências sobre as frações, e conceituem , por exemplo, como a divisão do todo-referência em três partes iguais, das quais foram tomadas apenas duas partes.

 

Assim começou a nossa aula sobre frações. Conversamos sobre as situações do nosso cotidiano que envolvem números que não são inteiros, por exemplo: a metade de uma barra de chocolate, um quarto de copo de leite, um terço de uma caixa de biscoito. Depois de partir e repartir as barras de chocolates que trouxeram, ficou mais fácil compreender, por exemplo, que a quarta-parte, por exemplo, é a metade da metade de um inteiro e que, quanto mais eu reparto o meu inteiro, menor vai ficando cada pedaço, dessa forma foi possível perceber que  é menor que , por exemplo. Uma aula prá lá de gostosa e de muito aprendizado, em que o concreto esteve sempre presente na construção de um novo número, o número fracionário.