Representação geométrica da raiz quadrada e da raiz cúbica

Postado em 25/09/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Flávia Bettecher Madureira.

Visualizado 3951 vezes.


Os alunos dos 7ºs anos realizaram uma atividade prática de Matemática, proposta no módulo 3, orientados pela professora Flávia Bettecher Madureira, para a representação geométrica da raiz quadrada e da raiz cúbica. Para esse momento de atividade em grupos, utilizaram o material dourado como material concreto de manipulação.

 

Inicialmente, usaram as peças do material dourado para construir as figuras solicitadas, verificando em quais figuras se obtinha ou não um paralelepípedo de base quadrada. Desta forma, foram relacionando o lado dos quadrados montados à raiz quadrada da área total desses quadrados, considerando-se, na raiz quadrada, a área da base do paralelepípedo de base quadrada.

 

Dando sequência ao processo investigativo, passaram a fazer construções a fim de verificar com quais volumes era possível montar cubos. Portanto, perceberam que, geometricamente, extrair a raiz cúbica de um número significa encontrar a medida da aresta do cubo cujo volume é representado por esse número.

 

Assim, com uso do material dourado as relações numéricas abstratas passaram a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obteve-se, então, além da compreensão da radiciação como operação inversa da potenciação, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.