Laboratório de ideias e experimentos matemáticos

Postado em 23/10/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Flávia Bettecher Madureira.

Visualizado 1751 vezes.


Os alunos dos 7ºs anos participaram, no dia 28/09, de um momento privilegiado de aprendizagens, utilizando diferentes laboratórios a fim de introduzir alguns conteúdos e comprovar determinados estudos realizados por eles no módulo.

 

Para isso, vivenciaram a prática de vários experimentos relacionados à Matemática no laboratório do Campus I, que disponibilizou o espaço e os materiais necessários às práticas. Foi feita a comparação do decímetro cúbico com o litro, comprovando, cientificamente a relação entre essas unidades de volume e capacidade e, também, mediram o volume de pedras de tamanhos diferenciados por meio de experimentos. Além disso, puderam compreender o funcionamento de uma balança de dois pratos a fim de compreender o sentido do equilíbrio, necessário para o aprendizado da resolução das equações, assunto que será trabalhado nas aulas seguintes. Ainda observaram alguns sólidos a fim de observar como seriam suas seções, que nele estavam destacadas, já introduzindo novos assuntos que serão trabalhados.

 

A fim de envolvê-los na resolução de problemas desafiantes, que requerem o uso do raciocínio lógico matemático e agilidade no pensamento, foi propiciado aos alunos o acesso a alguns jogos no Laboratório de Informática. Essa ação viabilizou a revisão de conteúdos, estimulando o aprendizado diretamente ligado a tecnologia, buscando mostrar e orientar os alunos de como o uso de mídias sociais ajuda e deve ser usado, mesmo fora do espaço escolar, afim de reforçar os conteúdos estudados na sala de aula.

 

Entre os jogos, foram selecionados pela professora Flávia Bettecher aqueles que trabalham com os conjuntos numéricos que vêm sendo trabalhados durante o ano, envolvendo-os e relembrando todas as regras de sinais que envolvem o conjunto dos números inteiros relativos e sua aplicação na resolução de expressões numéricas.

 

Foi um momento proveitoso de integração, enriquecimento e aprendizado que, com certeza, deixou gostinho de quero mais!