Teatralizando a História do Brasil

Postado em 10/10/2017 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Professora Vanessa Juriatto S. Pedroni.

Visualizado 1029 vezes.


Com base nos estudos em História sobre o tema “O Brasil dos portugueses”, os alunos do 4⁰V1, sob a orientação da professora Vanessa Juriatto S. Pedroni, produziram, em grupos, uma pequena peça de teatro sobre os assuntos “A escravização dos indígenas” e “Os jesuítas”.

 

Cada grupo recebeu, da professora, o assunto que deveria dramatizar. Logo após, os alunos leram o assunto a ser dramatizado, separaram os personagens, produziram as falas, ensaiaram em sala e, no multimídia, realizaram belíssimas apresentações.

 

Seja no âmbito pedagógico ou artístico, assistido ou encenado, o teatro auxilia o aluno no seu crescimento cultural e na sua formação como indivíduo. A escola é um espaço de conhecimento, informação e sabedoria, portanto, a arte, por meio do teatro, consiste em um aspecto pedagógico essencial para o processo de aprendizagem do aluno, pois o mesmo privilegia o uso da linguagem e promove a imaginação, a socialização e a criatividade.

 

A atividade, portanto, trabalhada de forma significativa, contribuiu para a consolidação dos conteúdos e fez com que os alunos fossem parceiros, agentes do conhecimento adquirido, contribuindo, inclusive, para a aprendizagem dos colegas que assistiam às peças.