Teoria + Prática = Conhecimento experimentado!

Postado em 13/12/2017 por Priscila Amed Schuab.

Com informações de Profª Kelly Siloti.

Visualizado 1230 vezes.


Aliar teoria à prática é uma das propostas do Centro Educacional São Camilo. E agora foi a vez do Sistema Solar, juntamente com as Fases da Lua, as Estações do Ano e os Eclipses!

 

A Professora Kelly e os alunos do 6º ano fizeram uma aula muito significativa a cerca do tema. Com um Globo Terrestre, uma lanterna e um Sistema Planetário Extrassolar, montado na aula de Robótica, eles puderam compreender e diante de seus olhos entender como acontecem esses fenômenos.

 

Os eclipses são fenômenos celestes que, ao longo da história, causaram temor e admiração. E foi observando a sombra circular da Terra sobre a Lua, por ocasião dos eclipses, que Pitágoras e posteriormente Aristóteles apontavam este fato como prova que a Terra era esférica. Também foi a partir desses estudos de eclipses lunares que se estimou as dimensões e distâncias de alguns astros.

 

A partir da representação prática também ficou muito fácil entender porque a Terra tem Estações do Ano distintas, ao mesmo tempo, nos Hemisférios Norte e Sul. Que não tem a ver com a distância do Sol, eles já sabiam! Mas que está ligado ao fato do eixo imaginário da Terra ser inclinado, eles comprovaram!

 

Veja as fotos e entenda esse rico momento de aprendizagem e validação de hipóteses.