Literatura e cinema na sala de aula - Cine Trash 2018

Postado em 15/06/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Patricia Peres.

Visualizado 973 vezes.


No dia 07 de junho, no Auditório Pe. Sanzio Cicatelli, aconteceu a 8ª edição do Festival Cine Trash. Evento organizado e produzido pelos os alunos dos 9ºs anos e pela professora de Língua Portuguesa e Artes Patrícia Peres F. Nicolini. O festival de curtas de terror é o produto final do estudo do gênero textual narrativa de terror numa perspectiva dialógica entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica. Além dos curtas, cada grupo produziu o trailer de sua produção, a divulgação dos concorrentes foi feita nas Redes Sociais. A ornamentação do Auditório Pe. Sanzio Cicatelli foi um show a parte. Os alunos dos 9ºs anos impecavelmente criaram um clima de mistério e suspense para receber os convidados. A edição deste ano bateu todos os recordes de público.

 

Para iniciar o evento, foi exibido o vídeo Short horror, do diretor David F. Sandberg, vencedor de prêmios no Canadá, Espanha e no EUA. Em seguida, a professora Patrícia Peres apresentou os critérios de avaliação e os jurados da noite:

 

-  TAINAN GRATIVAL - ator da Companhia Personalidades Cia Teatral

-  ANA CAROLINA LANGONI – Professora de Língua Portuguesa- Mestre em Letras pelo IFES

-  TONNY CAMMPEL – ator e diretor de teatro

-  LUCIMAR COSTA – ator, diretor de teatro e atual subsecretário de cultura de Cachoeiro de Itapemirim 

- KLÉDISON RAMOS - ator e diretor da Secreta Trupe

- NILL RAMOS - atriz e contadora de histórias

- PROFESSORA MARUJA FLORES - professora de Espanhol/Artes e atriz profissional

 

 Na sequência, foram apresentados 07 curtas-metragens, todos produzidos pelos próprios alunos. A intenção era levar o espectador a dividir-se entre o acompanhamento racional dos fatos e o espanto diante do desconhecido, do inexplicável racionalmente.

 

Para abrilhantar ainda mais o evento, para recepcionar os convidados e durante o momento em  que os jurados fizeram a avaliação dos curtas, a professora de História Fernanda Sampaio e os alunos do Ensino Médio tocaram para entreter o público.

 

Ao final, conhecemos os vencedores escolhidos pelos jurados:

 

1º Lugar -  TENTE ME PEGAR

2º Lugar - A VISITA NOTURNA

3º Lugar - SONATA MORTEM



Parabéns, alunos dos 9º anos. Vocês foram surpreendentes!