Verbetes Especiais

Postado em 12/06/2018 por Gilliane Correia Wichello.

Com informações de Prof.ª Vanessa Juriatto S. Pedroni.

Visualizado 1247 vezes.


Durante as aulas de Língua Portuguesa, as turmas dos 5ºs anos trabalharam o tema DICIONÁRIO e exploraram as suas características, bem como analisaram como é criado um verbete. Uma das atividades realizadas nesse contexto foi a criação de significados criativos para algumas palavras disponibilizadas pelas professoras.

 

A inspiração para a atividade foi o livro “Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento”, escrito por Adriana Falcão, em que ela dá, às palavras, significados poéticos, ao começar pelo nome do livro, “Pequeno dicionário de palavras ao vento”, e pela ilustração que aparece na capa.

 

Pensando nisso, as professoras Mariene Carolino e Vanessa Juriatto elaboraram uma proposta de produção de um DICIONÁRIO DE PALAVRAS AO VENTO! Isso mesmo! O aluno deveria criar significados poéticos e reflexivos para determinadas palavras a partir de um comando dado pelas docentes.

 

O DICIONÁRIO DE PALAVRAS AO VENTO também foi ilustrado. Para cada significado criado, o aluno deveria realizar uma ilustração que combinasse com o que estava escrito! O trabalho foi iniciado em sala de aula e teve continuidade em casa, com o apoio dos familiares que, por sinal, contribuíram muito para o processo ensino-aprendizagem, pois foram parceiros da escola e de seus filhos.

 

É importante ressaltar que a Biblioteca Escolar iniciou suas atividades literárias recebendo os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, com a Manhã/ Tarde de Autógrafos da produção supracitada. Conforme informação da Biblioteca, “essas atividades valorizaram o espaço destinado a esse segmento, bem como promoveu o crescimento dos serviços de empréstimo e consulta neste mês, renovando o prazer pela leitura”.

 

Propiciar a criação aos alunos é estimulá-los a reinventar sempre! É fazer com que eles se apropriem da criatividade que possuem! Parabéns aos alunos, à equipe da biblioteca e às famílias dos 5ºs anos pelo empenho e dedicação no fazer literário!